ERROR: You need to create the directory /var/portalescolar-data with web server write access

ERROR: You need to create the directory /var/portalescolar-data with web server write access

ERROR: You need to create the directory /var/portalescolar-data with web server write access

Portal Escolar: Linguagem, Códigos e suas Tecnologias

Linguagem, Códigos e suas Tecnologias

  • Universidade Federal do Pará

    Instituto de Ciências da Arte

    Faculdade de Artes Visuais

    Campus Universitário de Capanema

    MARIA DE JESUS DA SILVA MOREIRA

    MARIA ROSANA FURTADO

    PLANO DE AULA

    TEÓRICO: Lev Vygotsky

    Capanema

    2011

    Teórico : Vygotsky

    Conteúdo : Formas Geométrica

    Série : 4º ano

    Nível de Ensino : Fundamental

    Período da aula : duas aulas

    Disciplina: Artes Visuais

    Material : Escola e a sua área externa, caneta, caderno, figuras

    Zona de desenvolvimento potencial : Desenvolver a percepção visual e o raciocínio lógico para identificar as formas geométrica como triângulo, quadrado e circulo no ambiente.

    Neste plano de aula veremos a Zona de Desenvolvimento Real (ZDR), Zona de Desenvolvimento Proximal (ZPD) e a Zona de Desenvolvimento Potencial (ZDP).

    De acordo com a teoria de Vygotsky, a criança tem aprendizagem diferencial, dependendo do meio social a que ela pertença.

    A aula planejada será de acordo com a sua teoria sócio-histórica. De acordo com Vygotsky, o que a criança já sabe fazer sozinha chama-se Zona de Desenvolvimento Real. Neste exemplo, a identificação de figuras geométricas (quadrado, triângulo e circulo) da área natural externa da escola será a zona de desenvolvimento potencial .

    Desenvolvimento ou (Zona de Desenvolvimento Proximal (ZPD)):

    No primeiro momento na sala de aula, o professor irá explicar aos alunos que existem várias formas geométricas (triângulo, quadrado e circulo). Estas formas poderão estar presentes no seu dia a dia, através de objetos de conhecimentos existente em seu meio ambiente.(família, bairro, rua, escola, etc.)

    No segundo momento o professor juntamente com os alunos irão fazer uma aula passeio na área externa e interna da escola para observação do ambiente, onde o aluno irá interagir com o tema abordado. E fazer suas anotações necessárias.

    Após o passeio, na sala de aula acontecerá um segundo bate papo para expor oralmente tudo o eles puderam observar durante o passeio.

    Realizado esta tarefa, os alunos irão colocar em prática os que eles observaram, desenhando numa folha de papel A4, os diferentes tipos de formas geométricas identificadas pelos mesmos, o triângulo, quadrado e circulo. Eles Formarão duplas para confrontar suas idéias ou seus conhecimentos adquiridos.

    Avaliação:

    Na avaliação, será desenvolvida uma nova atividade, para comprovar que o aluno alcançou a zona de desenvolvimento potencial, o professor como mediador entrega diversos tipos de imagens ao aluno para que ele possa identificar e destacar as figuras geométricas: quadrados, triângulos e círculos.

    EXPERIMENTAÇÃO


  • O 1º Simulado tem como objetivo oportunizar aos educadores e educandos uma forma diferenciada de avaliar seus conhecimentos. É destinado a todos os alunos da Escola Santa Bárbara cadastrados no portal escolar.

  • Seja bem vindo ao curso "ARTE E LITERATURA: Uma viagem histórica. Estamos felizes com sua partcipação neste ambiente virtual. Esperamos que todos vocês aproveitem a oportunidade da Educação à Distância.
    Temos a certeza que juntos formaremos uma comunidade de aprendizagem para construirmos coletivamente conhecimentos sobre ARTE E LITERATURA: Uma viagem histórica. Vamos fazer uma abordagem histórica, artistica e literária dos acontecimentos do Modernsimo e suas influências na sociedade moderna, dirigido aos alunos do ensino médio das escolas estaduais.
  • Este curso tem como objetivo trabalhar as regras de acentuação gráfica das palavras em língua portuguesa, conforme novo acordo ortográfico de 2009.

  • Alunos, sorriso sintam-se bem-vindos nesse espaço que pertence a partir de agora a cada um de vocês. Esse ambiente permitirá troca de experiências, conhecimentos, idéias, conselhos, além de oportunizar a criação de novas amizades. Tudo isso através da produção de textos interessantes, modernos, instigantes, criativos e todo de vocês.

    Esse projeto visa desenvolver seqüências didáticas que disseminem uma prática socionteracionista do ensino da leitura e da escrita através dos gêneros textuais Memórias, Resenha Crítica e Crônica."

    Objetivo: Desenvolver as habilidades de leitura e escrita a partir da utilização das NTCI,s
    Propiciar a interação literária entre discentes de diferentes segmentos através de um ambiente virtual.

    Público alvo: 4 turmas de 8ª série ( 2 da rede pública estadual e 2 da rede pública municipal)
    Professores responsáveis: Milena Araújo ( técnica LABINF rede estadual) / Luiza Sousa ( Técnica LABINF Rede Municipal) Profª Joelma Portugal - licenciada em língua portuguesa e atuante nos 2 estabelecimentos de ensino.

  • O Curso de Introdução ao Inglês Instrumental tem como principal objetivo esclarecer o público em geral a cerca dos conceitos e aplicações básicas das Técnicas de Leitura Instrumental para fins específicos (ESP). Tembém faz parte do escopo deste curso o desenvolvimento básico de habilidades da leitura e interpretação de textos em língua inglesa. Este curso será posteriormente desenvolvido em outros módulos divididos em Intermediário e Avançado. Esperamos que você possa vislumbrar novos horizontes no aprendizado da Língua Inglesa e a sua relevância no contexto da qualificação e na criação de novas oportunidades dentro do mercado de trabalho.
  • Simulados da área de Humanas - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

  • Em nossa atual sociedade onde é notório os avanços tecnológicos em todos os âmbitos do nosso cotidiano. A informática tem penetrado na esfera educacional, mesmo que timidamente. Entretanto, pouco tem se aproveitado como ferramenta didática e como auxílio ao processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Língua Portuguesa. Neste sentido, o presente Curso visa auxiliar a aprendizagem da referida disciplina e contribuir com o reforço de educandos com dificuldades cognitivas.

(x)

Admin Shortcut keys

Ctrl+Shift+K : Shortcut Details Esc : Return to Moodle
Ctrl+Shift+B : Manage Blocks Ctrl+Shift+M : Manage Activities
Ctrl+Shift+F : Manage Filters Ctrl+Shift+A : Manage Authentication
Ctrl+Shift+S : Schedule calendar Ctrl+Shift+C : Add/Edit Courses
Ctrl+Shift+E : Edit Mode toggle Ctrl+Shift+M : Notifications
Ctrl+Shift+L : Live Logs Ctrl+Shift+U : Browse Users
Ctrl+Shift+H : Moodle Homepage Ctrl+Shift+D : Logout